DVD Panorama da Aquicultura
Pesquisa avancada
Login
   
Login:

Senha


Esqueci minha senha
Cadastro
Política de Utilização
Serviços
 
• Panorama L
   Lista de Discussão

• Bolsa de Empregos

   Oferta /  Procura

Produtos e Serviços
   Anunciantes da edição
 
Artigos Por Espécie
 

Assinatura
 
Assine já (Brasil)
Subscripción/Otros Paises
Edições esgotadas
Sobre a Revista
Publicidade
 
Anuncie já (Brasil)
Advertisement/Anuncio
Contatos
 
Expediente
Fale Conosco
Leia Nesta Edição

A Revista Panorama da AQÜICULTURA, primeiro periódico especializado no cultivo de organismos aquáticos publicado no Brasil, está completando 25 anos e está edição marca o início de um período comemorativo. E decidimos festejar com o olhar no futuro da aquicultura brasileira. Estamos certos que boa parcela da responsabilidade pelo sucesso que a aquicultura terá pela frente está depositada nas mãos dos que hoje estão nas salas de aula, estudando, se aprofundando, fazendo e acompanhando as pesquisas acadêmicas como preparação para segurar as rédeas que conduzirão o futuro da aquicultura no Brasil. Assim, para comemorar com os estudantes e futuros profissionais, ao longo desse segundo semestre de 2014 vamos estar abertos a parecerias com universidades, centros acadêmicos, núcleos de estudos, divulgando a nossa campanha “Estudante paga meia”, onde todas as formas de assinatura da revista podem ser efetuadas com 50% de desconto. Para isso, professores e lideranças universitárias, devem entrar em contato com a nossa redação. Por ser uma edição comemorativa, ela está disponível para download basta clicar no título. Boa leitura


’Renascer em uma Nova Dimensão’ foi a frase escolhida para a campanha institucional da Camanor para o ano de 2014. A frase vem acompanhada da imagem de uma Fênix, um pássaro da mitologia grega que ao morrer entra em auto-cobustão para em seguida ressurgir das suas próprias cinzas, tornando-se assim um símbolo da imortalidade, renascimento, transformação e superação. A escolha da Fênix não poderia ter sido mais acertada por tudo que a empresa passou a partir de 2011, quando foi contaminada com o vírus da mancha branca, até os dias atuais, quando encontrou novamente o rumo a ser seguido, numa incrível volta por cima. Serenidade, pesquisa, tecnologia e escolhas acertadas foram determinantes para que os caminhos deste “renascimento” se abrissem.


Nas últimas décadas houve grandes mudanças nos hábitos alimentares, com sensível aumento no consumo de alimentos ricos em carboidratos e em gorduras saturadas (gorduras animais) e/ou em óleos vegetais, ao mesmo tempo em que houve uma redução no consumo de alimentos ricos em DHA, como os pescados marinhos. Esse certamente é o motivo de termos hoje uma grande quantidade de crianças com distúrbios nutricionais: falta de apetite, obesidade, alto colesterol e, até mesmo, dificuldade no aprendizado. Até que ponto nossa omissão nutricional pode comprometer a saúde, o intelecto e o futuro dos nossos filhos? E o que podemos, como pais, fazer quanto a isso? E qual é o compromisso da aquicultura com a saúde e desenvolvimento das futuras gerações?


A transgenia na piscicultura: realidade ou ficção?

Por: Dr. Carlos Frederico Ceccon Lanes, Dra. Daniela Volcan Almeida, Dr. Márcio de Azevedo Figueiredo, Prof. Dr. Luis Fernando Marins e Prof. Dr. Alexandre W.S. Hilsdorf
Nas últimas décadas, os avanços biotecnológicos tem disponibilizado uma série de ferramentas que tem possibilitado isolar e transferir genes de uma espécie para outra. Nesse contexto, a transferência gênica (transgênese) surgiu como uma alternativa promissora para aumentar a produção aquícola. Diferentemente dos métodos convencionais de melhoramento genético aplicado à piscicultura, os quais foram descritos nos artigos anteriores desta série, a transgênese produz resultados mais imediatos sem a necessidade de usar um grande número de animais, bem como encurtando o tempo de obtenção de genótipos favoráveis geralmente obtidos em programas de melhoramento por seleção. Mas afinal o que é um peixe transgênico? Como um organismo transgênico é produzido? Quais as aplicações da transgenia na aquicultura? Já há peixes transgênicos sendo comercializados? Quais os riscos dessa tecnologia? E no Brasil, já temos algum peixe transgênico? Nesse artigo pretendemos esclarecer o leitor tais questões e desmitificar a técnica de transgenia.


A piscicultura paulista tem boas notícias para comemorar, com destaque para publicação, em 27 de junho, do Decreto nº 60.582, que veio para substituir o de nº 58.544, de 13 de novembro de 2012. O novo Decreto tratou, principalmente, do licenciamento ambiental da aquicultura no estado, criou os primeiros Parques Aquícolas Estaduais do país e estabeleceu condições para o desenvolvimento sustentável da produção aquícola. A união dos produtores para mudar a situação em que se encontrava a atividade aquícola no Estado foi fundamental. O Decreto de 2012 já trazia vantagens para os aquicultores paulistas, mas o setor produtivo queria mais, e a união do setor foi determinante. Após terem conseguido a publicação do Decreto em 2012 o setor não se desmobilizou e conseguiu, 19 meses depois, a publicação deste novo decreto, dessa vez com vários novos avanços. Neste artigo uma analise desse Decreto que muito contribuirá para o crescimento da aquicultura no Estado de São Paulo, servindo também para estimular a solução dos gargalos de licenciamento de outros estados.


Nesta edição convidamos José Nailton Canuto e Silva, engenheiro de pesca que vem, desde 1985, se dedicando ao cultivo do camarão de água doce Macrobrachium rosenbergii. Nailton falou do cenário que permitiu o desenvolvimento da carcinicultura de água doce no Estado do Espírito Santo, onde atua desde 1995. Falou das características do mercado, dos detalhes da produção, dos manejos adotados pelos produtores, do policultivo do camarão com a tilápia e da produção dos insumos – pós-larvas e ração - que têm sido fundamentais para que o Macrobrachium rosenbergii seja hoje um produto bastante valorizado no Estado, com uma demanda muitíssimas vezes maior que oferta.

 
topo    
Capa da Revista
Última Edição


Editorial
Veja o Índice



ad
ad

agricotec
ad
Alisul


ad

ad


ad
ad
Biorigin

ad
ad
ad


ad

ad

ad

ad
ad
ad
ad
ad
ad
ad


ad

ad


ad



ad
ad



Edições anteriores
Calendário Aqüicola


Data dos eventos

 

Telefone: (21) 3547-9979 e-mail: revista@panoramadaaquicultura.com.br
© 2002 - Panorama da Aquicultura - Este site é melhor visualizado com texto médio em 800x600 - web master
 
 
Espanhol Portugues Ingles